sábado, 21 de maio de 2011

Miles Davis o Picaso do Jazz

Na contramão dos negros de sua época, Miles Davis era de classe média alta seu pai era dentista. Marrento, doidão e imprevisível define bem esse jazzista que se estivesse vivo faria 85 anos esse mês.


Aos 16 anos já era profissional aos 18 fazia parte da banda de Charle Parker e aos 22 montou sua 1ª banda de jazz. Mas aos 24 anos era viciado em heroína, só conseguiu sair desse vicio 4 anos mais tarde com a ajuda do pugilista Shuga Ray Robson, e fez a obra prima do jazz o disco Kind of Blue que é até hoje o disco de jazz mais vendido da historia. 




Nos anos 60 inclui musica clássica com jazz, que pode ser visto no disco Sketches of Spain com arranjo de Gil Evens, e em um musical da Brodway. Conheceu o brasileiro João Gilberto, foi 1° grande jazzista a gravar Bossa Nova com arranjos diferentes, pode ser visto no disco Quiet Nights. 


Já nos anos 70 Miles misturou o funk, eletrônico e rock com o jazz e fez várias obras primas e nos anos 80 a mistura foi com o rip hop. Segundo Nelson Motta, Mile Davis é o Picaso da musica, e não tem como não discorda desse Deus do Jazz.

Vejam um video desse mestre do Jazz na nossa seção de Videos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário